Espaço para comunicar erros nesta postagem
A estatal petrolífera Saudi Aramco, dos Arábia Saudita, voltou a carregar petróleo no terminal de Ras Tanura, na costa do país para o Golfo Pérsico, nesta sexta-feira (26).
O terminal estava paralisado desde 8 de março devido à guerra entre Estados Unidos e Israel contra o Irã, iniciada em 28 de fevereiro deste ano, e os consequentes ataques e ameaças de Teerã sobre países árabes do Golfo Pérsico e suas infraestruturas energéticas.
Leia Mais
-
ONU suspende retirada de navios em Ormuz após ataque a embarcação
-
Exército de Israel anuncia redução "temporária" de forças no Líbano
-
Trump tem discussão acalorada com senador republicano sobre guerra no Irã
Dados de transporte marítimo apontam que dois navios petroleiros estão carregando petróleo bruto no terminal, enquanto um terceiro aguarda nas proximidades do porto.
O porto de Ras Tanura é o principal terminal de carregamento de petróleo da Arábia Saudita, que é o segundo país que mais produz petróleo bruto no mundo.
Cerca de 10 milhões de barris foram produzidos pela Arábia Saudita por dia em janeiro, antes da Guerra no Oriente Médio, segundo a OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo). Em média, mais de 80% do petróleo bruto exportado pelos sauditas é carregado em Ras Tanura.
Com os bloqueios do Irã e dos Estados Unidos para a saída de navios do Golfo Pérsico pelo Estreito de Ormuz, a Arábia Saudita teve que desviar exportações para o porto de Yanbu, no Mar Vermelho – e de maneira limitada.
* Com informações da Reuters
/Dê sua opinião
Qual o seu nível de satisfação em relação ao serviço público prestado?
Para participar desta enquete, realize o login em sua conta!
Login Cadastre-seNossas notícias
no celular
Comentários